Contato

> Em: domingo, 22 de abril de 2012
Para nos contatar nos envie um email ou deixe um
comentario nesta mesma página.
E-mail: geografialuizalves@hotmail.com
> Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente: 0 comentários
> Categorias:

Faça sua pergunta

> Em:
Fizemos está aba, para você tirar suas duvidas sobre geografia,
faça a sua pergunta nos comentarios que em breve responderemos,
professores de geografia, iram atender suas perguntas
e quando for possivel responderam.

Mais informações nos envie um email para o seguinte o endereço:
geografialuizalves@hotmail.com
> Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente: 1 comentários
> Categorias:

Geografia de Santa Catarina

> Em:
Por Thais Pacievitch, Santa Catarina é o menor estado da região sul do Brasil, com apenas 95,4 mil km². A capital do estado é Florianópolis, cidade que está localizada na Ilha de Santa Catarina, que tem aproximadamente 523 km². O ponto de menor distancia entre a Ilha e o continente tem a largura de 500 metros. Ligando a Ilha ao continente existem três pontes: a Ponte Hercílio Luz (a mais conhecida), a Pedro Ivo Campos e a Colombo Sales.

Mapa de Santa Catarina

No continente, os limites do estado são os seguintes: Paraná (ao norte), Rio Grande do Sul (ao sul), Oceano Atlântico (leste) e Argentina (oeste).

O relevo de Santa Catarina é muito acidentado, é dos mais acidentados do Brasil, inclusive. Os tipos de relevo são:

- Planície Costeira – a faixa próxima ao litoral. A vegetação é variada, sendo encontrados mangues, restingas, praias, dunas e Mata Atlântica.
- Serras Litorâneas – as Serras do Mar e a Serra Geral formam, juntas, uma barreira que divide o estado entre a planície costeira e a região do Planalto Central. A vegetação predominante é a Mata Atlântica.
- Planalto Ocidental – ocupa a maior parte das terras catarinenses. É no Planalto Ocidental que se localiza o ponto mais alto do estado, o Morro da Igreja, com 1822 metros de altitude. Nessa área são encontradas as Florestas das Araucárias e os Campos.

O clima catarinense é subtropical úmido, ou seja, não há estação de seca do estado, e as chuvas são bem distribuídas. As quatro estações são bem definidas no estado. As temperaturas variam entre 13° e 25° na maior parte do ano. No inverno, as temperaturas variam de acordo com a localização. Em Florianópolis, o inverno costuma ser úmido, devido a um vento sul. Nas cidades localizadas no Planalto Ocidental, sobretudo as cidades mais ao sul, o inverno é mais rigoroso, devido à altitude (maior de 800 m). Em algumas cidades, como São Joaquim, as temperaturas ficam abaixo de zero, sendo freqüentes as geadas, e não rara a neve.

Os Rios mais importantes do estado são o Rio Iguaçu, Itajai, Pelotas, Chapecó, Canoas, sendo os últimos três, afluentes do Rio Uruguai.

As principais cidades do estado, além da capital, Florianópolis, são: Joinvile, Blumenau, Laguna, Itajaí, Chapecó, Criciúma, Lages e Balneário Camboriú, entre outras.


Fonte de informação: Info Escola
> Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente: 0 comentários
> Categorias:

Mapa de Luiz Alves

> Em:

Exibir mapa ampliado
> Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente: 0 comentários
> Categorias:

Geologia de Luiz Alves

> Em:
A característica mais marcante da geologia do município de Luís Alves é o denominado Complexo Luís Alves que inclui diferentes tipos de litologias, geradas no Arqueano (mais de 2,5 bilhões de anos). No Complexo Luís Alves, que ocorre em quase 95% do território do município, principalmente nas áreas de morros) predomina uma assembléia petrotectônica de rochas metamórficas da fácies granulito com composição básica-intermediária. As rochas desta fácies se expressam por: gnaisses noríticos, gnaisses enderbíticos, gnaisses cálcicos-silicáticos, gnaisses kinzigíticos, anortositos, charnoquitos, quartizitos, ultramafitos, migmatitos, anortositos e quartizitos ferríferos. As rochas pertencentes a outras fácies ocorrentes, mas em menor significância (fácies anfibolito, epidoto-anfibolito e xistos-verdes) são as seguintes: biotita-gnaisses, hornblendabiotida-gnaisses, metatonalitos, metadioritos, metagabros, anfibolitos, diatexito, metatexito, serpentinitos, xistos magnesianos e rochas catacláticas, conforme Mapa Temático 1 - Geologia. (cf. arquivos para download)

Próximo às divisas com Penha e Navegantes ocorre à presença de Grupo Itajaí (regiõespróximas ao rio e seus afluentes). O Grupo Itajaí é uma Unidade litoestratigráfica que pode ser dividida em unidades informais: Inferior: arcóseos, arenitos arcoseanos, siltitos, conglomerados e tufáceos, distinta coloração roxo-avermelhada. Intermediária: siltitos laminados, coloração cinza-azulada. Superior: arcóseos, arenitos arcoseanos, siltitos, conglomerados e estratos tufáceos, coporação roxo-avermelhada. O grupo transpõe os limites tectônicos setentrionais da fossa e repousa sobre os tratos granulíticos do Complexo Luís Alves. Seus limites meridionais com os contrafortes metamórficos da Faixa Arco-Fossa Tijucas são de natureza tectônica. Em Penha ocorrem na porção mais Oeste do município. O grupo Itajaí comporta-se, apesar das perturbações por dobras adiastróficas, falhas e intrusões graníticas, como uma avantajada estrutura monoclinal basculada para sudeste. Datações radiométricas realizadas em rochas do Grupo Itajaí revelaram idade isocrônica de 541 mais ou menos 48 milhões de anos (rocha total)
e 556 mais ou menos 44 milhões de anos (fração final). O primeiro valor sugere a idade de deposição do sedimento.

Junto à planície do Rio Luís Alves ocorrem de forma marcante, em área de ocupação urbana, as Coberturas Recentes (Quaternário - Holoceno) representadas no município pelos Depósitos Aluvionares. São depósitos sedimentares não consolidados, formados por ambiente fluvial da bacia do Rio Itajaí-Açu (rio Luís Alves- afluente da margem esquerda). Esses depósitos destacam-se facilmente nas imagens de satélite e aéreas, pela suas morfologia plana, vegetação característica e seu contato com os morros. São constituídos por areias, argilas, cascalhos e material síltico-argiloso, localizando-se os sedimentos mais grosseiros preferencialmente nas regiões próximas ao o rio Luís Alves e seus afluentes em sua porção ritral (distal).

Fonte: Plano Diretor Municipal de Luís Alves, p. 7-8
> Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente: 0 comentários
> Categorias:

Parceria

> Em: sábado, 21 de abril de 2012

 



Para ser nosso parceiro basta copiar o codigo e pronto !
Você ja vai ser parceiro do www.geografialuizalves.blogspot.com


Atenção:

Se você deletar nossa banner de seu site/blog
sem aviso, seu banner também será retirado sem
nenhum aviso prévio.

Nossos Banners 


180x40


Quer anunciar seu blog/site em nosso blog,
deixe abaixo nos comentarios seu nome,
email, e endereço do seu blog/site. 

 
> Deixe seu Comentrio:
Temos Atualmente: 0 comentários
> Categorias: